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  • “Nem tão longe que se morra de frio, nem tão perto que se espete”[1]

    Prezado(a) cursista,

    É a distância – não no uso corrente da expressão, mas remetendo a nosso estar junto; nem de longe nem de perto, neste Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) –, que desejamos boas vindas ao Curso de Especialização em Gestão Escolar.

    No meio acadêmico, vemos surgir experiências que se utilizam, crescentemente, da modalidade de Educação a Distância (EAD) como suporte para seu desenvolvimento. A aposta nessa modalidade favorece um debate bastante promissor sobre a formação de professores e os demais campos de estudos da educação. Este curso de especialização, que faz parte das ações do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, é uma dessas experiências na Universidade Federal de Mato Grosso.

    Queremos contar com sua parceria para realizar esta proposta de edição do curso usando a distância como pressuposto para criação de novas possibilidades de formação. Possibilidades que ultrapassem o caráter meramente instrumentalizador da gestão, ao considerar fundamental o dialogo com a dinâmica presente no fenômeno educativo e nos diversos cotidianos escolares.

    Achamos pertinente lembrar que a proposição de projetos de formação, em nível lato sensu, de professores do ensino fundamental é considerada hoje no Brasil como necessária, à medida que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 aponta para tal assertiva. Vinculada a isso, acreditamos que um processo mais intenso nessa direção poderá trazer benefícios razoáveis à melhoria da qualidade de ensino, portanto, na melhoria da produtividade da educação pública.

    Claro que a proposição de projetos de formação continuada para docentes não teria, inicialmente, grandes impactos no ensino fundamental caso não viesse acompanhada de outras iniciativas no sentido de promover modificações substanciais nos processos de Gestão Escolar e, sobretudo, nas condições em que se produz os saberes pedagógicos.

    Nesse contexto, a realização deste curso de formação continuada, para você – profissional que atua como gestor educacional efetivo de escola pública da educação básica –, pretende indicar elementos que podem interferir construtivamente nas práticas pedagógicas e de gestão.

    Parabenizamos pelo desejo e decisão em dar continuidade à sua formação no campo da gestão escolar, neste curso que prioriza a sua qualificação na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social. Acreditamos que este será um espaço em que poderá refletir sobre a gestão democrática e experimentar práticas de gestão e organização do trabalho pedagógico. Isso nos motiva, ao longo do desenvolvimento dos estudos, a oferecer uma proposta de trabalho por meio de múltiplos e simultâneos processos de interação em que procuraremos aprofundar temáticas relevantes para a compreensão dos fundamentos da gestão democrática, dos fatores e condicionantes que interferem na prática da gestão escolar, bem como oportunizar-lhe conhecimento e domínio de processos, procedimentos e ferramentas tecnológicas que podem ampliar e tornar mais efetiva a sua gestão no cotidiano escolar.

    Lembramos que o sucesso desse trabalho não depende apenas de uma pessoa, mas do esforço e dedicação coletivos. Contamos com sua dedicação nos estudos, participação efetiva e pontualidade na postagem das atividades.

    De nossa parte, também vamos realizar o que nos cabe da melhor maneira possível.

    Bom estudo!

    Silas B. Monteiro – Coordenador Geral

    Polyana C. Olini – Vice-Coordenadora

    Dolores Garcia – Orientadora Pedagógica


    [1] CORAZZA, Sandra; AQUINO, Julio (Orgs.). Dicionário das Ideias Feitas em Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 45.

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